MAIS TELEFONIA pretende ser um espaço de análise sobre a rádio em Portugal... do lado do ouvinte. Aqui iremos descobrir o verdadeiro prazer da rádio. Iremos escolher os + e - da Telefonia, ver o que há de novo. Conversar com quem a faz e quem a ouve.
tags

todas as tags

Pesquise em Mais Telefonia
 
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007
Margarida Pinto Correia & João Chaves... na "Troca de Galhardetes"
“Troca de Galhardetes” é um "encontro" de dois profissionais de rádio com o mesmo horário de antena, mas de estações "concorrentes". Cada um aceita o desafio para fazer duas perguntas ao outro e mostrar a sua disponibilidade para responder às questões que lhe colocaram.
 
Assim, para iniciar, o encontro é entre o João Chaves com "Oceano Pacifico" da RFM e a Margarida Pinto Correia com "A Idade da Inocência" da TSF. E aqui segue esta "conversa amigável ":
 

Margarida Pinto Correia: O mesmo produto a embalar as noites anos a fio não o deixa farto, não gostava de variar nas experiências radiofónicas?
 
João Chaves: Fazer este programa ou outro qualquer para mim não faz grande diferença porque eu gosto de rádio, é a minha profissão e a minha paixão.
 
JC: Gostaria de perguntar á Margarida qual a sensação... de fazer o mesmo programa em rádios diferentes
 
MPC: Excelente pergunta. Em verdade o programa “A Idade da Inocência” nasceu na “Rádio Comercial”. Passou depois para a “Central fm” (passagem muito curta em 97) e logo de seguida adormeceu quase cinco anos, deixando a embalar os ouvintes os seus cinco discos de colectâneas.
 
Foi em 2003 que a “TSF” se lembrou do produto e nos desafiou para o vir para lá fazer. A sensação é de verdade: quando temos um programa idealizado por nós (Luis Ferreira de Almeida e eu) e desenhado à nossa medida, é um espelho de nós. Para onde o levemos, é sempre nosso. É como viajarmos, por muito diferente que seja a roupa que usemos, as pessoas com que estamos ou que encontremos, o tipo de viagem que fazemos, dentro dos olhos e do coração somos sempre os mesmos. A única coisa que mudou...foi a verdade do directo.
 
Na “TSF” o programa é gravado com imensa antecedência, por isso já não são peças únicas, e não me dá, de longe, tanto gozo!
 
MPC: Se tivesse um jantar a sós com o Charles Aznavour, de que é que sonhava falar?
 
JC: Jantar com um ídolo como o Charles Aznavour seria um momento único para mim ou para qualquer pessoa que goste de música, talvez gostasse de saber como se sente por ele ser tão importante para a música e a cultura francesa.
 
JC: Sempre ouvi falar no bichinho da rádio, também há o bichinho da televisão? Com qual te identificas mais, com rádio ou televisão?
 
MPC: Existe pois. Mas o da rádio é muito mais profundo, muito mais bonito, muito mais tudo. Quando vou convidada à TV gosto, sinto-me bem, sinto saudades das câmaras. Quando vou convidada à rádio tremo, sufoco, sinto o coração na garganta, é como se reencontrasse sempre um namorado perdido, o melhor de todos. E saio com uma nostalgia...
 
 
Para “Mais Telefonia” é uma honra ter esta conversa de dois excelentes profissionais. Um grande muito obrigado por esta “Troca de Galhardetes”.


publicado por mais-telefonia às 00:00
link do post | comentar | favorito
O que se tem escrito aqui...

+ e - de Janeiro 2009

Antena 1 em 2009

Antena 3 em 2009

Rádio Renascença em 2009

"Top 10" 2008 e 1998 - IV...

"Top 10" 2008 e 2003" - ...

"Top 10" 2008 e 2007 - IV...

"Top 10" IV e I Trimestre...

"Top 10" IV e II Trimestr...

"Top 10" IV e III Trimest...

Arquivo

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

algo sobre a Mais Telefonia e escreva para mais-telefonia@sapo.pt
subscrever feeds