Catarina Miranda & José Relvas... na "Troca de Galhardetes"
“Troca de Galhardetes” é um "encontro" de dois profissionais de rádio com o mesmo horário de antena, mas de estações "concorrentes". Cada um aceita o desafio para fazer duas perguntas ao outro e mostrar a sua disponibilidade para responder às questões que lhe colocaram.
Assim, o encontro deste mês é entre quem acompanha os ouvintes no regresso a casa depois de um dia de trabalho: José Relvas da “Rádio Renascença” e Catarina Miranda da “Rádio Comercial”. E aqui segue esta “conversa amigável":
José Relvas: Qual (ou quais ) a(s ) voz(es) que mais te inspiram?
Catarina Miranda: Pergunta maravilha ;)))) porque foi uma voz que me inspirou a seguir este caminho, o da rádio que eu amo de paixão, a do António Macedo! Lembro-me de o ouvir (por acaso nesta altura ele fazia voz off num concurso ) e começar a imaginar como era ... coisa que hoje está muito facilitada já que temos a internet onde regra geral aparecem as caras que estão por detrás das vozes! Mas a rádio tem e terá sempre muito encanto.
Há no entanto nomes que todos os dias me inspiram e me deixam a pensar "Um dia quero ser como eles": Pedro Ribeiro, Júlio Heitor e no que toca às mulheres, Vanda Miranda.
Catarina Miranda: Com os anos que tem de rádio, hoje em dia, quando abre a via do microfone ainda sente algum nervoso, as chamadas borboletas ?
José Relvas: Parece que, de facto, são muitos anos … até me tratas por você! Quanto à pergunta a resposta tem a ver com o tipo de emissões : as mais especiais (como por exemplo as do Rock in Rio) é mais adrenalina do que borboletas …
José Relvas: Se tivesses que fazer um programa de autor como seria? ( e não me venhas dizer que era sobre o Sporting …)
Catarina Miranda: Se tivesse um programa de autor, seria acerca de cinema, dvd´s ( outra paixão )! Entre tudo o que dava para fazer com esse tema, faria uma espécie de calendário onde viajava no tempo e recordaria por exemplo o que há uns 9/10/20 anos era um sucesso de bilheteira; bandas sonoras, músicas que vão ficar para sempre na nossa memória, voxpops ... tanta coisa!
Catarina Miranda: Quando entra no estúdio, tem alguma superstição, ritual ou amuleto? Por exemplo, uma caneta especial ...?
José Relvas: Absolutamente nenhum . Quanto a rituais, dantes, quando era tudo manual, era conhecido por correr com toda a gente do estúdio. Com os anos, a tecnologia ajudou e, acho que também fiquei com melhor feitio …
Para “Mais Telefonia” é uma honra ter esta conversa entre a Catarina Miranda e o José Relvas. E foi uma “Troca” tão agradável, que nem foi necessário insistir muito (como aconteceu em anteriores edições). Um grande muito muito muito obrigado por esta “Troca de Galhardetes”.