MAIS TELEFONIA pretende ser um espaço de análise sobre a rádio em Portugal... do lado do ouvinte. Aqui iremos descobrir o verdadeiro prazer da rádio. Iremos escolher os + e - da Telefonia, ver o que há de novo. Conversar com quem a faz e quem a ouve.
tags

todas as tags

Pesquise em Mais Telefonia
 
Terça-feira, 18 de Março de 2008
Ana Lamy & Celestino Alves... na "Troca de Galhardetes"
“Troca de Galhardetes” é um "encontro" de dois profissionais de rádio com o mesmo horário de antena, mas de estações "concorrentes". Cada um aceita o desafio para fazer duas perguntas ao outro e mostrar a sua disponibilidade para responder às questões que lhe colocaram.
 
Assim, o encontro deste mês é entre quem dá inicio às tardes de sábado: Celestino Alves da “RFM” e Ana Lamy da “Antena 3”. E aqui segue esta “conversa amigável":
 
Celestino Alves: Vês-te a fazer rádio na Antena 3 daqui a 5 anos?
 
Ana Lamy: Talvez a resposta possa ser dada de forma inversa, ou seja, será que a Antena 3 me vê a fazer rádio aos seus microfones daqui a 5 anos? É claro que os meus objectivos em rádio estão sempre a mudar, a evoluir. Odeio rotinas, mas se estiver a fazer aquilo que gosto, aquilo que os ouvintes me dizem que gostam, sim, poderei estar na Antena3, sem querer adiantar um prazo limite… Viver intensamente um dia de rádio após o outro…
 
Ana Lamy: A rádio preenche-te na totalidade, ou é por vezes uma paixão algo ingrata?
  
Celestino Alves: A rádio é uma paixão maior, nunca ingrata. Nunca achei que a rádio se esgotasse no momento em que comunicamos ao microfone. Antes e depois há todo um espectro que gosto e preciso de explorar para melhor desempenhar a minha tarefa;  comunicar.
 
O acto de comunicar requer ferramentas que não se encontram no espaço confinado dos estúdios e dos gabinetes das rádios. Há as pessoas, as suas vidas, os seus hábitos – de consumo, de lazer, etc – que temos de conhecer de perto para os podermos interpretar e isso só é possível intervindo noutras áreas que nos permitam conhecer o maior número possível de cores disponíveis na paleta. Talvez por isso sempre tenha diversificado a minha actividade na televisão, na publicidade, na internet e agora também na edição discográfica.
 
Celestino Alves: Como achas que será a rádio daqui a 5 anos?
 
Ana Lamy: Pois… tanto se especula, se debate, se vaticina, que eu prefiro acreditar, com toda a paixão que tenho pela telefonia, que daqui a 5-10-20 anos a rádio terá a importância que sempre teve para milhares de ouvintes e profissionais. Com mais ou menos hi-tech, as ondas do éter vão prevalecer, com ainda mais empenho, criatividade e, acima de tudo, espontaneidade!! Porque estamos sempre a falar para pessoas e não para robots. Pessoas que sentem e nos sentem, escutam, ouvem e exigem…
  
Ana Lamy: Com uma já considerável carreira radiofónica, o que é que ainda não fizeste e gostavas de fazer em rádio? Ah...e a pergunta praxe que pode ser uma adenda: música favorita?
 
Celestino Alves: Há tanta coisa que ainda não fiz e que não só gostava de fazer como acho que terão de ser feitas a curto prazo. A rádio tem uma enorme margem de progressão pela frente, os sinais estão aí só temos de os saber decifrar, e depois há a internet que veio abrir um mundo de possibilidades e potencialidades que urge desenvolver. A música favorita é Heroes de David Bowie.
 
Para “Mais Telefonia” é uma honra ter esta conversa de dois grandes animadores da rádio. Um grande muito obrigado por esta “Troca de Galhardetes”.


publicado por mais-telefonia às 00:00
link do post | comentar | favorito
O que se tem escrito aqui...

+ e - de Janeiro 2009

Antena 1 em 2009

Antena 3 em 2009

Rádio Renascença em 2009

"Top 10" 2008 e 1998 - IV...

"Top 10" 2008 e 2003" - ...

"Top 10" 2008 e 2007 - IV...

"Top 10" IV e I Trimestre...

"Top 10" IV e II Trimestr...

"Top 10" IV e III Trimest...

Arquivo

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

algo sobre a Mais Telefonia e escreva para mais-telefonia@sapo.pt
subscrever feeds