As perguntas são as mesmas. E depois, temos a honra de ter uma figura pública, todas as semanas, para responder.
O primeiro convidado de "MAIS TELEFONIA" para a secção "A Minha Rádio" é o escritor José Jorge Letria.
informação, música que corresponda à diversidade do meu gosto e programas que forneçam a percepção do que os ouvintes pensam sobre temas concretos, referindo-me, neste caso, às "antenas abertas".
Tem algum programa de rádio preferido?
Gosto de vários programas por razões diferentes e com estilos muito diferentes, mas que vão ao encontro do leque variado dos meus interesses e expectativas. Destaco uma intervenção radiofónica de que nunca prescindo: "Grandes Músicas", de António Cartaxo, pela elegância, pelo bom gosto, pela subtileza estética e pela densidade cultural sem tiques elitistas.
O que é que o faz desligar o seu aparelho de rádio?
Normalmente desligo-a se faz "ruído" a mais e se ouço tratar mal a língua portuguesa, duas situações infelizmente muito frequentes. Também a desligo quando ouço comentadores, nesta República de Analista-Comentadores, a dizerem disparates sobre temas que não dominam, ou ouvintes nas "antenas abertas" a insultarem figuras e instituições, ao abrigo de uma impunidade inaceitável. A democracia e a liberdade não podem pactuar com estes excessos que empobrecem a cidadania fingindo que a engrandecem.
O que é que o faz aumentar o volume do seu aparelho de rádio?
Em geral uma grande música ou uma notícia importante e inesperada ou há muito esperada.
Se o convidassem a criar um programa de rádio… como seria?
Se me fizessem esse honroso convite, poderia corresponder-lhe com duas propostas: um programa chamado "Verso e Reverso", com o máximo de cinco minutos de duração e periodicidade diária, para mostrar que é possível divulgar a grande poesia de língua portuguesa sem fazer desse acto uma coisa pomposa, demasiado retórica e tristonha. Recorreria, nesse caso, a personalidades públicas para escolherem e dizerem poemas, explicando a razão da escolha. Outra hipótese seria um programa sobre temas alternativos ao "main stream" da informação portuguesa e internacional, porque, de facto, há sempre alternativas.
"MAIS TELEFONIA" agradece muito reconhecidamente a José Jorge Letria, por ter sido o primeiro convidado!