MAIS TELEFONIA pretende ser um espaço de análise sobre a rádio em Portugal... do lado do ouvinte. Aqui iremos descobrir o verdadeiro prazer da rádio. Iremos escolher os + e - da Telefonia, ver o que há de novo. Conversar com quem a faz e quem a ouve.
tags

todas as tags

Pesquise em Mais Telefonia
 
Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007
+ e - de Novembro
 
Mais
 
O aniversário do Rádio Clube
O Rádio Clube assinalou mais um aniversário no mês de Novembro. E a comemoração passou por recordar as memórias da rádio. É uma atitude muito coerente e dá a garantia da preservação do seu património histórico. Só por isto, o “Rádio Clube” está em grande. Contudo ainda foi mais longe, ao convidar para discurso ao vivo em directo das referências contemporâneas. Parabéns, Rádio Clube!
 
Toda a tarde… Toda a rádio
O Rádio Clube nas tardes do fim-de-semana, pela voz do Marcos Pinto, consegue colocar a rádio no seu melhor serviço. Por vezes junta convidados, que aparentemente nada têm em comum, como aconteceu por exemplo entre a actriz Adelaide João e o vocalista do UHF mas que depois são uma perfeita sintonia e a tarde fica toda preenchida. Neste mês, no âmbito do aniversário do Rádio Clube, soube falar da rádio na rádio. E soube derrubar (e bem… um exemplo a seguir!) as barreiras das estações de rádio e convidar figuras da “concorrência” como o António Sala ou o José Nuno Martins. E o mais a Marcos Pinto não fica por aqui, pois o seu recente livro “NO AR….” mostra a paixão pela rádio e um respeito pelas figuras de referência da rádio em Portugal.
 
Popota
O “Modelo Continente Hipermercados”, na época natalícia, já brilhava com a Leopoldina. A música desta mascote do “Continente”, que só por si já é uma referência, fica no ouvido. Mas este ano, criou uma nova mascote para “Modelo”, a Popota. E assim chegou também uma das mais divertidas e dançantes campanhas de Natal, com uma música cheia de energia. E assim o Natal chegou mais cedo! Destaque positivo também para a campanha natalícia da “Vodafone” e da graça do eco que agradece.
 
Os novos valores da música
Infelizmente entrar nas rádios, com a nova música portuguesa, é bastante difícil. Mas o Pedro Khima e o Ricardo Azevedo conseguiram. O Pedro Khima, graças às telenovelas da TVI, consegue ter dois singles do seu último trabalho a tocar nas rádios: “Esfera” e “O Gesto que é meu”. Enquanto o Ricardo Azevedo (ex-vocalista dos EZ-Special), graças à campanha do Millenium BCP, conseguiu que o seu “T2” entrasse nas playslists, bem como o seu “Entre o Sol e Lua”. O que interessa é que estas duas novas vozes conseguiram, e com todo o mérito, estar a tocar nas rádios nacionais. E também serem convidados especiais, como o foi o Pedro Khima nas “Manhãs da Comercial” ou o Ricardo Azevedo no seu concerto ao vivo na “Mega FM”.
 
Selo de Qualidade nos novos DVD’s
As estações da rádio também se destacam através dos seus apoios aos filmes. Mas não se limitam só às estreias no cinema, mas aos lançamentos em DVD. E se o mercado do DVD está cada vez mais apelativo, a aposta das estações de rádio é cada vez mais forte. E assim aconteceu com “Shrek o Terceiro” com a “Antena 3”, “Die Hard 4” com a “Mega FM”, “O Nascimento de Cristo” com a “Rádio Renascença”, “Simpsons: O Filme” com a “Rádio Comercial” e os  “Ocean’s 13”  e “Harry Potter e a Ordem de Fénix” com a “RFM”.
 
Menos
 
Pequeno mais pequeno
Não deveria ser um menos, pois é a música portuguesa quem fica a ganhar, bem como os ouvintes. Mas David Fonseca fez o concerto mais pequeno do mundo com a “Rádio Comercial”… contudo fez também um concerto numa sala de estar de uma ouvinte da “RFM” ao vivo e em directo. Como a rádio é sem imagem, não se conseguiu quantificar a pequenez dos concertos…
 
Conversa que não é só de raparigas
No mês passado as “Conversas de Raparigas” obteve um “mais”, e justíssimo! Ainda o merece, mas não se percebe a entrada de um “rapaz”, o Pedro Curto, nessas conversas. É uma mais-valia, que até contribui para este excelente programa. Mas não se percebe o sentido desta “mexida”. Tomara que não façam mais… para não “estragarem” um dos melhores programas de rádio actualmente no ar.
 
Usado ou novo
Mais uma vez a publicidade na rádio nos traz um anúncio que brinca com as palavras. Desta vez a insistência do “usado” e “novo” vai até à exaustão num anúncio a uma marca de automóvel. E quando a exaustão chega… não se torna apelativo.
 
Na net
As páginas de Internet são cada vez mais a cara das estações de rádio. É aqui que se desfaz a imaginação de um rosto para a voz do animador. E cada vez mais, existe uma sofisticação nestas páginas. É na Internet que ficamos a conhecer quem faz que horários de antena. Actualmente é a “Mega FM” a única das “10 mais” que não torna acessível esta consulta (a “Cidade FM” já o faz, mas um pouco tímida). Contudo este “menos” tem a garantia que será retirado, quando o novo e prometido site da “Mega FM” aparecer em breve (2008).
publicado por mais-telefonia às 00:00
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De vitoscano a 9 de Dezembro de 2007 às 02:07
Atenção tambem ao Cantor Paulo Praça e ao Tiago Bettencurt, que são tambem 2 bons valores desta nova geração e cantam em português.
De mais-telefonia a 11 de Dezembro de 2007 às 10:17
Olá Vitoscano ! Claro que se também se tem atenção ao Paulo Praça e ao Tiago Bettencourt & Mantha. Mas, temos que ser sinceros, os artistas referidos nos mais... são actualmente as apostas das estações de rádio nacional. E por conseguirem aí chegar têm esse mérito. O Tiago Bettencourt & Mantha estiveram para ser incluidos neste lote... mas em Novembro, a sua "Canção Simples" não teve, infelizmente, muita sonoridade nas ondas da rádio. Já o Paulo Praça com o seu (Diz) a Verdade, em Novembro , não teve o qb tempo de audição. Sabes, Vitoscano , a vida util de uma canção na rádio não é tão longa quanto o desejariamos... mas felizmente há excepções (em todos os sentidos!).
De vitoscano a 18 de Dezembro de 2007 às 21:56
Concordo, mas deviam-nos passar mais vezes bem o merecem e são muito bons especialmente o Tiago Bettencourt, já para nã ofalar nsas grandes do fado actualmente mas a rádio Portuguesa é assim mesmo,passa sempre o mesmo(a RFM como é a mais ouvida não se preocupa muito com a playlist o que leva a que as outras as vezes já passem musicas que les ainda nem têm na lista).
De Sofia a 10 de Dezembro de 2007 às 17:33
Espreita o blog do Marcos em http://marcospinto.bloguepessoal.com. Vale a pena!

Comentar post

O que se tem escrito aqui...

+ e - de Janeiro 2009

Antena 1 em 2009

Antena 3 em 2009

Rádio Renascença em 2009

"Top 10" 2008 e 1998 - IV...

"Top 10" 2008 e 2003" - ...

"Top 10" 2008 e 2007 - IV...

"Top 10" IV e I Trimestre...

"Top 10" IV e II Trimestr...

"Top 10" IV e III Trimest...

Arquivo

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

algo sobre a Mais Telefonia e escreva para mais-telefonia@sapo.pt
subscrever feeds