MAIS TELEFONIA pretende ser um espaço de análise sobre a rádio em Portugal... do lado do ouvinte. Aqui iremos descobrir o verdadeiro prazer da rádio. Iremos escolher os + e - da Telefonia, ver o que há de novo. Conversar com quem a faz e quem a ouve.
tags

todas as tags

Pesquise em Mais Telefonia
 
Sábado, 6 de Outubro de 2007
+ e - de Setembro
Mais
Anabela Mota Ribeiro e a saída de Mourinho
Na manhã em que meio mundo ficou a saber da despedida de José Mourinho, a "Antena 1" oferecia de bandeja uma síntese dos acontecimentos, pela mão de Anabela Mota Ribeiro, a enviada especial. Em poucos minutos, o desporto por uma voz feminina colocava o que era mais essencial, focando todos os principais pontos. É bom ouvir, de vez em quando,  mais "Anabelas" a falar sobre desporto. 
Air RFM Race
Nos primeiros dias de Setembro, a RFM soube realmente transformar-se naquilo que é em ser uma rádio oficial dum evento, neste caso o "Red Bull Air Race World Series", pois esteve presente a 100% e ainda criou várias reportagens. Também é de assinalar o "regresso" a antena do especialista António Nicolau.
O BES e o pai do outro
Mais uma vez, a publicidade do BES merece um mais. E neste caso, mereceria muitos mais, devido à variedade de anúncios sobre o "se não tem pais ricos" referente aos créditos de habitação. O melhor é o de aquele jovem que deixa uma mensagem a Silvio Berlusconi ou da senhora (Blanco) que não se incomoda nada de ter mais anos do que o suposto pai. Uma publicidade bem humorada e digna de se ouvir.
Pfeifer na Comercial e Renascença
A actriz Michelle Pfeifer regressou em Setembro com dois novos e bons filmes. O primeiro "Hairspray" é musical que recebeu o apoio da Comercial, o outro pela renascença foi o fantástico "Stardust". Com filmes assim, as apostas em associar-se, foram claramente ganhas.
O superstar David
A música que mais se destacou em Setembro coube a novíssima de David Fonseca, "Superstars". O assobio fica no ouvido e a melodia ganhou vida nas ondas hertzianas. Numa nota à parte, a subtil maneira de cantar a palavra que dá nome à canção, mereceu uma atitude bastante engraçada de Joana Cruz, na RFM, em apresentá-la aos seus ouvintes.
As novas grelhas
Três rádios prepararam-se para apresentar algumas alterações às suas grelhas de programação. Esta atitude mostra algum respeito pela sua audiência, pelas outras estações concorrentes e pela vontade de não cair na monotonia. Parabéns assim ao Rádio Clube, Rádio Comercial e Antena 3!
Menos
A Quinta fechou
Quando, alguns anos atrás, a Antena 3 institui que só passaria nas suas emissões, à quinta-feira, exclusivamente música portuguesa... foi uma pedrada no mundo da rádio em Portugal. A "Quinta dos Portugueses" era um desafio! Um desafio também em querer mostrar que o Portugal moderno, de agora, também sabe ouvir-se. Era um desafio para todas as outras rádios copiarem esta ideia! Porém, a "Quinta" ficou só na "Três". E aquilo que deveria ser um exemplo para todas as rádios, foi só um espaço que acabou. A direcção da "Antena 3" tem todos os fundamentos para fechar a "Quinta", mas fica o desalento em não ter sido o mote para todos o fazerem.
O dia D... de desajustado
A Rádio Comercial, um dia antes de estrear a sua nova programação, deu descanso às suas vozes e colocou a emissão na "mão" (e na voz!) dos aspirantes. Uma ideia fantástica! E tudo seria um mais, se as gravações das novas (possíveis) vozes não tivessem estado desajustadas às horas reais.... e nesse dia o relógio da Comercial andou a baralhar os seus ouvintes.
Os regressos às aulas
As campanhas dos regressos às aulas têm todos os anos, novas ideias para conquistar os alunos. Contudo este ano as campanhas televisivas foram superiores às da rádio. Tome-se como exemplo a do Continente.... daqueles miúdos que não queriam sair da escola. Com uma música bastante engraçado, pecou pela "brejeirice" em gozar com a professora e pedir que repetisse a história do caminho marítimo para a Índia. Se não tivéssemos a violência na escola, nem se reparava neste pormenor...
A importância de ser "Excelência"
O "Diga Lá, Excelência" é na sua essência um programa de rádio, da Renascença, que tem como novidade, a possibilidade de ser lido, normalmente no dia seguinte num jornal diário, Público. Quando a sociedade civil foi chamada a propor programas para o segundo canal estatal de televisão, o "Diga Lá, Excelência" passou também a ser visto. E era um trio perfeito: ouça, veja e leia. Porém, com a nova recente alteração na "RTP2", este programa adiantou o seu horário televisivo. E assim, passou a ser primeiramente visto na TV e só no dia seguinte...ouvido. E a rádio ficou, mais uma vez, para um plano inferior. Fará sentido a televisão ser a primeira a emitir a entrevista? E a Renascença, concordará com este molde?
 

publicado por mais-telefonia às 00:00
link do post | comentar | favorito
|
O que se tem escrito aqui...

+ e - de Janeiro 2009

Antena 1 em 2009

Antena 3 em 2009

Rádio Renascença em 2009

"Top 10" 2008 e 1998 - IV...

"Top 10" 2008 e 2003" - ...

"Top 10" 2008 e 2007 - IV...

"Top 10" IV e I Trimestre...

"Top 10" IV e II Trimestr...

"Top 10" IV e III Trimest...

Arquivo

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

algo sobre a Mais Telefonia e escreva para mais-telefonia@sapo.pt
subscrever feeds