MAIS TELEFONIA pretende ser um espaço de análise sobre a rádio em Portugal... do lado do ouvinte. Aqui iremos descobrir o verdadeiro prazer da rádio. Iremos escolher os + e - da Telefonia, ver o que há de novo. Conversar com quem a faz e quem a ouve.
tags

todas as tags

Pesquise em Mais Telefonia
 
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007
Cláudia Semedo & Mariana Marques Vidal.... na "Troca de Galhardetes"
“Troca de Galhardetes” é um "encontro" de dois profissionais de rádio com o mesmo horário de antena, mas de estações "concorrentes". Cada um aceita o desafio para fazer duas perguntas ao outro e mostrar a sua disponibilidade para responder às questões que lhe colocaram.
 
Assim, o encontro deste mês é entre as “senhoras das manhãs” Cláudia Semedo da “Antena 3” e a Mariana Marques Vidal da “M80”. E aqui segue esta “conversa amigável":
 

Mariana Marques Vidal: O tal "bichinho" da Rádio é muito resistente! Ao fim de tanto tempo, o que é que te fez voltar á Rádio? Do que é que tinhas saudades?
 
Cláudia Semedo: Oito anos depois o que me fez voltar à rádio foram as boas experiências que vivi no tempo em que trabalhei contigo e com a equipa da Rádio Renascença, de quem guardo muitas e boas recordações. A íntima responsabilidade de falar directamente para o ouvido de alguém para informar, entreter ou pura e simplesmente estar... O poder de uma gargalhada é surpreendente.
 
Portugal é um país que lida muito com a solidão e a ideia de puder fazer alguma diferença na vida de pessoas que se sentem sós e ouvem rádio como se de um amigo se tratasse, é maravilhosa.
 
Cláudia Semedo: Quando e como é que percebeste que a tua vida sem a rádio faria menos sentido? 
 
Mariana Marques Vidal: Quando, ao fim de uns anos, tive a certeza que cada dia passado ao microfone me alimentava a alma. E que, do lado de lá, quem me ouvia "precisava" de mim. A Rádio é para mim uma necessidade quase fisiológica e, a partir do momento em que percebi que quem me ouve se sente próxima, passou a ser uma missão. Sinto que, mesmo sendo pouco, estou a "tocar" a vida de alguém.
 
Mariana Marques Vidal: A imagem que tenho de ti até hoje, é a de uma pessoa muito responsável e decidida. Com metas e objectivos bem traçados :-) Para te manteres sempre no "teu caminho", qual é a tua Regra Nº 1?
 
Cláudia Semedo: Decidida, responsável (segundo as tuas simpáticas palavras)… e de faces ruborizadas neste momento (segundo o meu espelhinho de bolso imaginário) ;) Tenho duas “regras” que me têm servido de baliza para este meu caminho. É para mim muito importante fazer apenas coisas em que acredito e, quando apostam em mim, trabalho, trabalho, trabalho e mais trabalho.
 
A necessidade de verdade devo-a aos meus pais e aos meus professores de teatro devo a noção de que o talento e a sorte são apenas 10% contra os 90% de trabalho na equação que forma um bom profissional.
 
Duas regras que me têm feito crescer muito, não só como profissional, mas como ser humano.
 
Cláudia Semedo: Numa altura em que surgem novas plataformas e novas formas de comunicação (à lá carte), com que armas é que achas que a rádio pode defender o seu território?
 
Mariana Marques Vidal: A Rádio já está a "defender-se". Diria antes,a Rádio já está a adaptar-se. Por exemplo, a Rádio online está cada vez mais desenvolvida e é cada vez mais utilizada.
 
Com ou sem defesas, a Rádio tem uma ou arma muito poderosa ... a comunicação muito mais intimista, logo, muito mais próxima de quem ouve.
 
 
Para “Mais Telefonia” é uma honra ter esta conversa de duas excelentes profissionais (e pessoas!!). Um grande muito obrigado por esta “Troca de Galhardetes”.


publicado por mais-telefonia às 00:00
link do post | comentar | favorito
|
O que se tem escrito aqui...

+ e - de Janeiro 2009

Antena 1 em 2009

Antena 3 em 2009

Rádio Renascença em 2009

"Top 10" 2008 e 1998 - IV...

"Top 10" 2008 e 2003" - ...

"Top 10" 2008 e 2007 - IV...

"Top 10" IV e I Trimestre...

"Top 10" IV e II Trimestr...

"Top 10" IV e III Trimest...

Arquivo

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

algo sobre a Mais Telefonia e escreva para mais-telefonia@sapo.pt
subscrever feeds