MAIS TELEFONIA pretende ser um espaço de análise sobre a rádio em Portugal... do lado do ouvinte. Aqui iremos descobrir o verdadeiro prazer da rádio. Iremos escolher os + e - da Telefonia, ver o que há de novo. Conversar com quem a faz e quem a ouve.
tags

todas as tags

Pesquise em Mais Telefonia
 
Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007
Elsa Teixeira & Rui Santos... na "Troca de Galhardetes"
“Troca de Galhardetes” é um "encontro" de dois profissionais de rádio com o mesmo horário de antena, mas de estações "concorrentes". Cada um aceita o desafio para fazer duas perguntas ao outro e mostrar a sua disponibilidade para responder às questões que lhe colocaram.
 
Assim, o encontro deste mês é entre, quem se faz ouvir no início da noite, perto da hora de jantar ou ainda no regresso a casa, Rui Santos da “Antena 1” e a Elsa Teixeira da “Cidade FM”. E aqui segue esta “conversa amigável":

Elsa Teixeira: Tendo em conta que já tens muitos anos de rádio, quais foram as mudanças mais marcantes na tua carreira?
 
Rui Santos: As carreiras de rádio são-no cada vez menos carreiras pelas formatações das rádios que dão pouco espaço para a individualidade. Gostei de todas as estações pelas quais já passei desde a Rádio Comercial, passando pela Antena 3 e agora Antena 1, como estruturas nacionais e de peso, mas guardo um lugar muito especial pela aventura que foi passar pelas estações locais e ilegais à época. Ainda hoje guardo esse espírito e sou muito mais um fã de rádio do que um homem dessa industria.
 
Rui Santos: E agora? A rádio é por dentro o que " vias " por fora... ?
 
Elsa Teixeira: Afinal a rádio não é nada do que eu "via" por fora! É ainda mais fascinante! Afinal não é preciso ter aquela postura dos "locutores de rádio", basta falar como as pessoas. Agora percebo que não é só abrir o microfone e dizer a primeira coisa que nos surge na altura, pelo contrário, é preciso ser-se interessante e ter coisas importantes para dizer. Importantes não para mim, mas para o público a quem me dirijo! E outra coisa que finalmente percebi, chama-me ingénua se quiseres, é que a comunicação de uma rádio é tudo menos inocente: tudo é estudado e pensado para atingir determinados objectivos! E eu que acreditava que era tudo por acaso?! Shame on me!
 
 
Elsa Teixeira: Quais é que achas que são as características que vão ter mais importância para definir um bom animador de rádio no futuro?
 
Rui Santos: Um bom animador de rádio no futuro tem de colocar cá fora toda a sua personalidade, o que será uma guerra constante entre os espartilhos da formatação e a sua própria energia. É uma guerra desigual, mas a única solução. As estações mais adultas têm mais esse problema do que as mais jovens, uma vez que o encontro de interesses entre animador e produto é maior. As personalidades de rádio vão surgir agora nos Podcasts e é aí que a rádio se vai recuperar na sua principal função, a da comunicação pessoal.
 
Rui Santos: Pois... não tenho saído muito à noite... e tu... :) ?
 
Elsa Teixeira: Tenho saído à noite! Se calhar menos do que queria! Mas tenho saído! Afinal há vida para além da rádio (outra coisa que descobri só uns bons meses depois de ter começado a trabalhar em rádio). Aliás, tem que haver vida para além da rádio. Temos que viver como as pessoas normais vivem, para que nos aconteçam as mesmas coisas que acontecem às pessoas normais. Só assim, acho eu, podemos estabelecer o tal elo de ligação e conseguir que o ouvinte "olhe" para nós e pense: "afinal ele também sente as coisas como eu". Gosto disto! 
  
Para “Mais Telefonia” é uma honra ter esta conversa de dois excelentes profissionais. Um grande muito obrigado por esta “Troca de Galhardetes”.


publicado por mais-telefonia às 00:00
link do post | comentar | favorito
|
O que se tem escrito aqui...

+ e - de Janeiro 2009

Antena 1 em 2009

Antena 3 em 2009

Rádio Renascença em 2009

"Top 10" 2008 e 1998 - IV...

"Top 10" 2008 e 2003" - ...

"Top 10" 2008 e 2007 - IV...

"Top 10" IV e I Trimestre...

"Top 10" IV e II Trimestr...

"Top 10" IV e III Trimest...

Arquivo

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

algo sobre a Mais Telefonia e escreva para mais-telefonia@sapo.pt
subscrever feeds